1- Digite no Google a palavra “fotógrafo” e depois a cidade onde você mora e só ali vai encontrar inúmeras opções.
2- Agora digite a palavra “fotógrafo” no facebook, e faça uma pesquisa abrangente. Você vai chegar a enorme marca de 1 milhão de brasileiros que se dizem fotógrafos ou fotógrafas.
3- É fácil encontrar “fotógrafos” também, em uma cerimônia de casamento. Vai perceber que alguns convidados dos noivos utilizam câmeras e lentes maiores e melhores até que as do próprio fotógrafo oficial do casamento.
4- Pontos turísticos são ótimos para descobrir mais artistas desse ramo, ou ainda vá a um parque no domingo, ou a praia no final da tarde. Tem mais fotógrafos nas areias fazendo foto, do que gente tomando banho de sol.
Muitos se dizem fotógrafos, mas vale lembrar que o número oficial de fotógrafos formais no Brasil é de um pouco mais de 50 mil profissionais. Neste ano foram mais 8 milhões de câmeras vendidas no Brasil, e baseando-se nisso logicamente, muitos milhões de novos fotógrafos estão entrando no mercado.
Mais do que nunca a profissão de fotógrafo, passou a ser um hobby de muitos jovens, ou ainda um segundo emprego de muitos que visam uma renda extra.
O que acontece com esta demanda de novos fotógrafos surgindo?
Mais do que nunca, jovens dedicados e criativos vem tirando o mercado de muitos fotógrafos que se mantiveram no mercado por anos, porém sem muita atualização. Em contra partida o cliente também vem se atualizando, e muito. Hoje quem compra os serviços de um fotógrafo não é mais uma pessoa leiga no assunto, e sim alguém que já pesquisou que a melhor luz é no final da tarde, que ele aprecia o fotojornalismo, e que gostaria de tratamento de photoshop com filtros específicos que ele mesmo baixou o preset e sugeriu como utilização nas fotos. Pode isso? Tem mais….
Muitas deles chegam com a pesquisa e material pronto para seu ensaio pré-casamento. Desde o local escolhido para as fotos, acessórios a serem usados, poses e ainda dão dicas de melhores ângulos. Ou seja, a sua criatividade está sendo ameaçada, e sua capacidade também.
Ao pedirem para ver as fotos nas câmeras, se você não mostra, ocorre frustração do cliente, que pode deduzir que as fotos não estão ficando boas. Dica: na sua melhor foto mostre logo, para que eles fiquem mais seguros do seu trabalho, mas só uma por favor, se não cada foto que for tirada terá que ser mostrada antes para o cliente. O certo é limitar, mostrar algumas, e deixar as outras fotos em segredo para causar empolgação, depois mostrando elas editadas e espetaculares.
Uma coisa é certa, mais do que nunca nos tornamos reféns de um público super exigente.
Fonte: Focus Foto